Confira como foi o exame para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância da UFJF

16/07/2017

Aconteceu neste domingo, dia 16 de julho, o processo seletivo dos cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os candidatos aos cursos de Licenciaturas em Computação, Educação Física, Matemática e Pedagogia, realizaram o exame em quatro cidades mineiras: Juiz de Fora, Governador Valadares, Boa Esperança e Sete Lagoas.

As provas foram realizadas nos horários das 9h às 12h, primeira prova presencial, e das 14h às 18h, segunda prova presencial. Os cursos e vagas variam conforme o polo, sendo que os cursos mais procurados foram Pedagogia e Educação Física.  Os gabaritos já foram divulgados e podem ser conferidos aqui.

Ao todo, 3513 candidatos participaram dos processos seletivos. Foram 2569 inscritos para o exame específico de provas, enquanto o processo seletivo por aproveitamento das notas do Enem obteve 944 inscrições.

Estudantes realizam a prova de processo seletivo dos cursos a distância da UFJF

Para o diretor do Cead, José Paulo Abdalla, este momento de crescimento da educação a distância traz uma grande satisfação. “Os cursos a distância já correspondem a aproximadamente 20% do número total de alunos da UFJF, o que evidencia a sua crescente relevância para a Universidade. O processo seletivo obteve uma procura extremamente acentuada e um alto índice na relação candidato/vaga,  em alguns casos  equivalentes ou até maiores que nos cursos presenciais”, afirma.

Daniela Cesário, candidata ao curso de Pedagogia.

Moradora de Conselheiro Lafaiete, a cerca de 160 km de distância, Daniela Cesário viajou a Juiz de Fora para participar do processo seletivo. “Quando a Universidade chegou a minha cidade, não hesitei em cursar uma graduação a distância. Escolhi, então, prestar exame para o curso de Pedagogia, pois já trabalho na área de educação e atuo como professora de inclusão”, relata.

Nilmar Delgado, candidato a Licenciatura em Matemática.

Nilmar Delgado, candidato a Licenciatura em Matemática, também comenta o motivo pelo qual escolheu fazer um curso a distância: “Já tentei ingressar numa Universidade Pública e dessa vez estou confiante! Escolhi um curso na modalidade a distância pela facilidade dos horários e também pela UFJF ser extremamente conceituada.”

Patrícia de Oliveira, candidata ao curso de Pedagogia.

Já para Patrícia de Oliveira, candidata ao curso de Pedagogia pelo polo de Bicas, essa é uma oportunidade de cursar um curso gratuito e de qualidade. “Escolhi um curso na modalidade a  distância por proporcionar flexibilidade no horário de estudo, pois já  trabalho e tenho filhos”.

O resultado final será divulgado no dia 31 de julho de 2017, a partir das 15h, no site da COPESE.

Recursos

Os candidatos que quiserem protocolar recursos quanto às questões das provas objetivas poderão fazê-los somente nesta segunda-feira, 17h. Para isso, é necessário preencher o Formulário de Recurso, imprimi-lo, assinar e entregar o mesmo, pessoalmente ou por procurador (mediante a apresentação de procuração simples anexada ao Formulário), na Central de Atendimento, no Prédio da Reitoria no Campus de Juiz de Fora, situada na Rua José Lourenço Kelmer, s/n°, Bairro São Pedro, no dia 17 de julho de 2017, das 9h às 16h. O formulário também poderá ser enviado por e-mail, por meio do vestibular@ufjf.edu.br, com o assunto “EAD2017 – Recuro Provas”. Confira detalhes aqui.