Polo de Andrelândia pleiteia cursos da UFJF

31/05/2017

Na última terça-feira, 30, estiveram presentes no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cead/UFJF) a secretária de Educação de Andrelândia, Kátia Fernandes, e o coordenador do polo UAB do município, João Bosco de Almeida. O objetivo da visita foi a negociação de parceria com o Cead/UFJF para a oferta de novos cursos na modalidade a distância na cidade.

A cerca de 160 km de Juiz de Fora, o polo de Andrelândia atualmente oferece os cursos de Administração Pública e Práticas em Letramento e Alfabetização, pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). Segundo o coordenador do polo, existe uma grande procura pelas graduações de Pedagogia e Educação Física, ambas ofertadas pelo Cead/UFJF.

“A UFJF é uma Universidade localizada em uma cidade próxima à Andrelândia, bem conceituada e oferta cursos que ainda não possuímos em nosso polo e são muito procurados pela população, portanto, essa parceria seria um ganho enorme para a nossa região”, afirmou a secretária.

João Bosco, que já foi aluno de uma pós-graduação e duas capacitações oferecidas pelo Cead, enfatiza a qualidade dos cursos ofertados pelo ensino a distância da UFJF. “Os tutores são atenciosos, o material é excelente, minha experiência com a EaD da Federal de Juiz de Fora me faz acreditar que Andrelândia e região só tem a ganhar com a chegada da Universidade em nossa cidade”.

Em reunião, o diretor do Centro, José Paulo Abdalla, afirmou que há interesse em uma parceria com a cidade, por sua localização e por atender vários municípios da região que seriam beneficiados com os cursos ofertados.

Ao final, foi solicitado um estudo de demanda dos cursos pleiteados e uma visita da equipe técnica do Cead ao polo, a fim de verificar a viabilidade de receber ofertas da EaD da UFJF.

Durante o ano de 2017, a equipe do Cead/UFJF pretende realizar visitas de avaliação e acompanhamento dos polos existentes e estudar novas parcerias com polos que possuem demanda de ensino.

Da direita para a esquerda o coordenador do polo UAB do município, João Bosco de Almeida; a secretária de Educação de Andrelândia, Kátia Fernandes; o diretor do Cead, José Paulo Abdalla e o assessor de polos do Cead, Ricardo Oliveira.