Cead/UFJF realiza Encontro de Coordenadores de Polos

22/05/2017

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou, na última sexta-feira, 19, o Encontro de Coordenadores de Polo. Com o objetivo de promover uma aproximação entre os atores da Educação a Distância (EaD), o evento reuniu a equipe do Centro com os coordenadores de cursos da EaD e polos UAB.

De acordo o diretor do Cead, José Paulo Abdalla, este encontro foi uma oportunidade única para a atual gestão conhecer os coordenadores de Polos. “Esse tipo de evento tem fundamental importância para a eficácia do funcionamento da EaD na UFJF, já que motiva o bom relacionamento com os polos à medida em que oferece a oportunidade de integração entre coordenadores e a equipe do Cead”.

Para a coordenadora de Juiz de Fora, Marcia da Silva, a troca de experiências foi extremamente válida e proveitosa. “O encontro foi muito importante, pois foram debatidos diversos assuntos da realidade dos polos, desde questões pedagógicas até a parte financeira”, comenta.

Segundo a representante do polo de Barroso, Silvia Ferreira, o encontro foi muito produtivo. “Minha experiência com educação a distância começou já há algum tempo, como tutora. Hoje, como coordenadora, avalio esse momento como uma excelente oportunidade de troca de aprendizado”.

Responsável pelo Polo de Sete Lagoas, localizado a cerca de 400 km de distância, Thais Cunha avalia a reunião como excelente. “Tivemos a oportunidade de nos inteirarmos de diversos assuntos, podendo comparar as vivências dos Polos UAB e da Universidade.”

Segundo a coordenadora da Licenciatura em Computação, Liamara Scortegagna, esse foi um momento de alinhar as estratégias a fim de que o discurso seja o mesmo entre coordenações de curso e de polo. “É essencial que cada coordenador conheça a especificidade de cada curso a distância. Por exemplo, o curso de Licenciatura em Computação possui laboratórios que necessitam de tutores presenciais capacitados e formados na área.”

Roberta Nunes, coordenadora da Especialização em Gestão Pública Municipal, destaca que a vinda dos coordenadores de polo ao Cead foi um momento produtivo e de muita conversa. “Na ocasião, os coordenadores tiveram a chance de entender o que é a Universidade e qual é o nosso verdadeiro papel nos Polos”.

Segundo a  equipe organizadora, essa edição do evento foi direcionada aos coordenadores de polos que possuem oferta de cursos em andamento.