Uma colação inesquecível: Noite de entregas de diplomas é marcada por emoção e vitórias

23/08/2016

Nas noites dos dias 16, 17 e 18 de agosto, formandos de seis cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau em cerimônias realizadas no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.  Na primeira solenidade, na terça-feira, dia 16, receberam o diploma os concluintes dos cursos de Licenciaturas em Computação, Matemática e Química. Também no dia 16, às 21h, foi a vez dos formandos do curso em Licenciatura em Pedagogia. Já na quarta-feira, colaram grau os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física. Na quinta-feira, 18, colaram grau os alunos do curso de Bacharelado em Administração Pública.

Moradora de Ilicínea, a cerca de 370 km de distância, Patrícia de Carvalho viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e pegar o diploma do curso de Licenciatura em Educação Física. “É uma emoção e também uma grande vitória para todos nós. O grupo, que está concluindo esse sonho hoje, possui uma história de trabalho, de estudo e de muito esforço, pois essa é a primeira turma de Educação Física de Ilicínea que se forma nesta modalidade de ensino”, comenta destacando como foi a sua graduação: “A educação a distância exige do aluno muita disciplina. Semanalmente, tínhamos várias atividades, tarefas, resenhas e vídeos. Além disso, tivemos várias disciplinas presenciais, inclusive aos sábados e domingo, durante o dia todo”.

Segundo Amedir Henrique Delfino, formanda do curso de Pedagogia do Polo de Mantena, todo o esforço durante a trajetória do curso valeu a pena. “Minha rotina era muito corrida, pois trabalho em dois lugares. Durante o curso, chegava a noite em casa, fazia meus trabalhos e estudava. Hoje percebo que todo empenho está sendo gratificante”, comenta.

O formando em Química do Polo de Barroso, Eder Lúcio Silva, conta que a educação a distância proporcionou a ele a concretização de um sonho. “A trajetória do curso não foi fácil e hoje é dia de vitória. Devo muito essa conquista a minha turma, que era muito unida. A emoção de hoje é indescritível!”, afirma.

Já na sua segunda graduação, o formando em Licenciatura em Computação do Polo de Araxá, Murilo Alencar Alves, frisa que a colação de grau é um momento único. “É uma grande emoção estar concluindo o curso de Computação em uma excelente universidade como a UFJF”, relata completando: “Eu já não tinha condições de fazer um curso presencial e foi o ensino a distância que me possibilitou essa conquista”.

Para Valeria Bonifácio, do Polo de Mantena, concluir uma graduação em Matemática é uma grande conquista. “A minha cidade não possui nenhuma universidade e essa colação está sendo um motivo de muito orgulho. Ficamos muito felizes com a oportunidade que a UFJF nos deu”, comenta a formanda, frisando que as novas tecnologias também foram aliadas no processo de ensino-aprendizagem: “ Minha rotina de estudos era intensa, estudava todos os dias, do final da tarde até a noite. Nos finais de semana, estudava junto com outros. Até via Whatsapp a gente já estudou”, revela.

Carlos Magno Vilaça, formando do curso de Bacharelado em Administração Pública do Polo de Juiz de Fora, foi orador na segunda cerimônia de quinta-feira, 18. “Já estava muito satisfeito de ter tido a oportunidade de me formar na UFJF. E hoje, a emoção é maior ainda por ter sido escolhido como orador da turma, já estou até ansioso com este momento”.