Interação entre Cead/UFJF e Polo UAB de Tiradentes marca o lançamento do segundo documentário do projeto “A cidade que você vê”

28/06/2016

Na última sexta-feira, 24, o polo presencial da cidade de Tiradentes recebeu a equipe do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o lançamento do segundo documentário do projeto “A cidade que você vê”. Estiveram presentes na ocasião, o diretor do Cead, professor José Paulo Abdalla, o vice-prefeito de Tiradentes, Josenildo Flor da Silva Junior, a secretária de Educação de Tiradentes, Nancy Malta, a coordenadora do polo UAB de Tiradentes, Hérice Glayse Conceição e o coordenador administrativo e financeiro do Cead, professor Ismael Silveira Filho.

Produzido pela equipe de Produção de Material Didático do Cead/UFJF, o vídeo tem como protagonistas os moradores de Tiradentes, que, através de relatos de suas vivências, contam um pouco da história da cidade. Além disso, o audiovisual retrata histórias de superação de alunos da modalidade a distância da UFJF, do Polo de Tiradentes.

Para o diretor do Cead, José Paulo Abdalla, este projeto é uma oportunidade única para a nova gestão do Cead/UFJF conhecer os Polos e, também, tem como objetivo promover a integração entre alunos de educação a distância e a UFJF. “Este é um grande projeto. Além de relatarmos as histórias das cidades polo da Universidade, temos a oportunidade de visitar o Polo e revelar histórias de alunos de EaD”, comenta.

Já para o vice-prefeito de Tiradentes, Josenildo Flor da Silva Junior, foi muito gratificante receber a equipe do Cead/UFJF em Tiradentes. “É um privilégio para nós ter um Polo da UFJF aqui na cidade, pois a educação a distância é uma modalidade que leva ensino a diversos lugares do país”.

De acordo com a coordenadora do polo UAB de Tiradentes, Hérice Glayse Conceição a visita da equipe do Cead/UFJF ao Polo de Tiradentes foi muito importante. “Esse projeto é muito relevante, pois proporciona que a Universidade conheça melhor o Polo e nossos alunos. Eles trabalham, tem família, filhos, mas mesmo assim se dedicam ao curso”, afirma.

Em sua fala, o coordenador administrativo e financeiro do Cead, professor Ismael Silveira Filho, destacou que as novas direções da UFJF e do Cead tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento à instituição. “O nosso intuito é fazer com que os professores e a Universidade cheguem, ainda, mais próximos aos alunos”.

Finalizando o evento, o diretor do documentário apresentou e exibiu “A cidade que você vê –  Tiradentes”. Segundo ele, o projeto faz referência à obra de Ítalo Calvino, “Cidades Invisíveis”, ao ressaltar aspectos regionais que passam despercebidos no cotidiano dos cidadãos, levando em conta não apenas os aspectos geográficos, mas também aqueles intrínsecos ao imaginário urbano e seu papel na construção da identidade local.