Saiba como solicitar a produção de materiais didáticos

17/05/2016

O setor de Produção de Materiais Didáticos do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com os coordenadores de cursos EaD, é responsável pela criação de materiais de conteúdo didático e oferece, através de diferentes mídias, várias possibilidades de aprendizagem. Com uma equipe formada por profissionais de artes e comunicação, o setor disponibiliza serviços que abrangem as diversas possibilidades de apresentação dos conteúdos, incluindo tanto a diagramação de textos impressos como a produção de múltiplos formatos audiovisuais.

De acordo com a coordenação de Produção de Materiais Didáticos, cada aluno se adapta a um tipo de material diferente. “A produção de materiais em diversas mídias torna os conteúdos mais atrativos e pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Porém, cada produção tem sua particularidade, o que implica em prazos de entrega diferentes para cada um”, comenta a coordenação.

Neste sentido, segundo a coordenação, a educação a distância deve elaborar materiais didáticos que atraiam sempre a atenção do aluno. “A EaD deve estar sempre se ajustando às necessidades dos alunos para que eles possam melhor trabalhar os conteúdos”, afirma.

Os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da UFJF interessados em produzir materiais didáticos devem enviar email para endereço eletrônico producaomaterial.cead@ufjf.edu.br, fazendo uma prévia descrição do material que deseja ser produzido.

Na primeira etapa, é agendada uma reunião entre a equipe de produção de materiais e o professor de curso EaD para definir as estratégias para a criação do material, discutindo o que será produzido: materiais para leitura, videoaulas ou algum outro material sugerido.

Já na segunda etapa, é a vez da produção do material anteriormente definido. As gravações podem ser realizadas em tomadas externas ou em um estúdio que funciona dentro do Cead.

Finalizando as etapas, o material é encaminhado a coordenação do curso, geralmente através de links e documentos no formato PDF, para a avalição do produto final.

Confira o passo a passo para solicitar a produção de materiais:

AudiovisualCead - passo a passo

Projeto “A cidade que você vê”

A “A cidade que você vê” é um dos projetos desenvolvidos pela equipe de produção de materiais e tem como objetivo promover a integração entre alunos, professores e tutores dos cursos na modalidade a distância oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação procura fazer com que pessoas que convivem a maior parte do tempo apenas no ambiente virtual passem a conhecer o universo umas das outras. Com isso, os polos de Bicas e Tiradentes já receberam a equipe do setor de Produção de Material Didático, que produziu documentários sobre as cidades.

A série de documentários da “A cidade que você vê”, faz referência à obra de Ítalo Calvino, “Cidades Invisíveis”, ao ressaltar aspectos regionais que passam despercebidos no cotidiano dos cidadãos, levando em conta não apenas os aspectos geográficos, mas também aqueles intrínsecos ao imaginário urbano e seu papel na construção da identidade local.

Confira os documentários: