Termina nesta quinta, 5, o prazo de pré-inscrições para as 105 mil vagas de formação de professores

04/05/2016

O Ministério da Educação (MEC) abriu pré-inscrições para a formação inicial e continuada de professores da rede publica da Educação Básica. Os interessados em se inscrever devem ficar atentos, pois termina nesta quinta-feira, dia 05 de maio, o prazo para as pré-inscrições. Os professores efetivos da rede pública da Educação Básica poderão realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire optando pela modalidade que deseja cursar.

Rede Universidade do Professor

Visando a valorização dos professores e o cumprimento da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o alcance de uma Educação de qualidade, o Ministério da Educação (MEC) lançou, dia 28 de março de 2016, a Rede Universidade do Professor.

A Rede Universidade do Professor é um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam.

Os professores interessados poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior; b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; e c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior.

Mais informações no link da Plataforma Freire.