Emoção marca cerimônia de colação de grau dos alunos de EaD da UFJF

08/04/2016

Nas noites dos dias 5 e 7 de abril, formandos de seis cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau. As solenidades ocorreram no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora. Na primeira solenidade, na terça-feira, dia 5, receberam o diploma os concluintes do curso de Pedagogia. Já na quinta-feira, dia 7, colaram grau os alunos dos cursos de Computação, Física, Matemática, Química e Administração Pública.

IMG_0237

A emoção pôde ser sentida na fala de vários formandos. Caso de Thales Maroto que concluiu o curso de Computação pelo polo de Bicas. “Estou muito feliz, passei por várias batalhas para chegar nesse momento. Durante toda graduação trabalhava cedo, no sítio do meu pai, tirando o leite e plantando capim. No período da tarde, trabalhava na manutenção de computadores e a noite ia para o polo fazer o curso a distância.”

A formanda em Matemática, Maria de Lourdes Firmino, é de Ilicínea e conta que a educação a distância também proporcionou a ela a concretização de um sonho. “Chega a ser difícil descrever a minha emoção de estar colando grau. Quando a oportunidade surgiu, eu agarrei, pois na minha cidade não existia Universidade. A alegria de hoje é imensa!”, afirma.

Casada e com quatro filhos, a formanda em Pedagogia do Polo de Ipanema, Eliana Vidal, não tem medo de afirmar que sua conquista é uma vitória de toda a família. “Recebi um grande apoio dos meus filhos e meu marido, sem eles eu não teria chegado até aqui. Dedico essa vitória a Deus e, também, a minha família”, revela.

12916867_1107574669306615_3818645940466048318_o

Moradora de Sete Lagoas, a cerca de 330 km de distância, Marina Pereira Neves Correa viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e pegar o diploma do curso de Química. “Foram seis horas de viagem, mas é uma grande satisfação estar me formando. Também é uma alegria para toda minha família e amigos”, comenta destacando o motivo pelo qual escolheu fazer um curso a distância: “Escolhi um curso EaD pela facilidade dos horários, por gostar de estudar sozinha e também pela UFJF ser uma ótima Universidade “.

Para Claudio Aparecido Rezende, formando do curso de Administração Pública do Polo de Juiz de Fora, a colação de grau é uma felicidade imensa. “A emoção é grande, pois foi um esforço que valeu a pena”. Fazer a graduação foi uma realização, comenta traçando metas para o futuro: “Agora é continuar com os estudos”, conclui.