Aplicativo criado após curso do Cead é instrumento de aprendizagem nas atividades da Educação Ambiental

23/03/2016

Criar um instrumento tecnológico de apoio pedagógico para o ensino e aprendizagem nas atividades da Educação Ambiental na Educação Básica das redes públicas de ensino: este foi o objetivo da professora de Cataguases, Liliane de Paula Mendonça, ao criar o aplicativo “Nascentes Mineiras”. Segundo ela, o aplicativo foi desenvolvido a partir da sua experiência durante o Curso de Produção de Aplicativos para Celulares, promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Professora no ensino superior e na Educação Básica, Liliane, atua na avaliação de desempenho, sistematização e desenvolvimento de projetos para a educação, com o uso de tecnologias educacionais e recursos midiáticos. Ela conta que a ideia da criação do aplicativo surgiu pela necessidade de ter uma ferramenta tecnológica de fácil acesso e baixo custo, para utilizar como recurso pedagógico nos projetos de educação. “Precisava desenvolver uma estratégia de construção do conhecimento que estivesse ao acesso do aluno. Busquei, então, a oportunidade por meio do “Curso de Produção de Aplicativos para Celulares” do Cead/UFJF, expõe.

iphone-410316_960_720

Liliane comenta que em 2003, após um grande acidente ambiental que atingiu Cataguases e alguns municípios de estados vizinhos, participou do Programa de Educação Ambiental – Semana Verde. “A Semana Verde mobilizou e conscientizou toda a sociedade civil para a necessidade de se fazer a construção coletiva de um Programa de Educação Ambiental Municipal. Porém, percebi que não devíamos parar por aí, nossas práticas de conscientização deveriam ser contínuas”.

Sempre pensando em dar seguimento ao programa de Educação Ambiental e, também, em criar um ambiente favorável e democrático para a construção do conhecimento, a professora decidiu desenvolver um aplicativo que auxiliasse alunos a assimilar as Ciências da Natureza e Exatas e suas tecnologias. “O aplicativo também busca fazer a comunidade escolar refletir sobre a importância da participação popular e o exercício do controle social nas políticas públicas ambientais locais”, afirma.

Em fase de construção, Liliane relata que hoje o projeto já possui várias parcerias e colaboradores. “Tudo está sendo construído de forma cooperativa, colaborativa e voluntária. Conseguimos boas parcerias até o momento. Estamos abertos a novas parcerias produtivas, seja de instituições interessadas, professores, alunos pesquisadores ou profissionais que queiram colaborar com seu conhecimento e divulgar suas pesquisas, projetos, imagens e registros ambientais do território mineiro”.

“A aprendizagem da Educação Ambiental perpassa as práticas pedagógicas. Espera-se que o ‘Nascentes Mineiras’ seja um projeto aglutinador de forças sociais, públicas e privadas em prol do desenvolvimento educacional e do desenvolvimento local sustentável”, conclui a professora.

Interessados em colaborar com o projeto, enviando opiniões, imagens, textos, pesquisas, vídeos ou ser parceiro financiador, encaminhar email para:contato@nascentesmineiras.com.br