Meu ensino sem distâncias – Graduado em Licenciatura em Computação da UFJF comenta sua trajetória durante o curso

07/03/2016

Em constante crescimento, a Educação a Distância está cada vez mais presente no cenário educacional, contribuindo não só com a formação acadêmica como também com a construção de características fundamentais para o futuro profissional: autonomia e autodisciplina. Em entrevista à Assessoria de Comunicação do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o graduado em Licenciatura em Computação, Davi Salomão Pessôa, conta como foi sua trajetória durante o curso e revela quais são suas metas para o futuro.

Professor na rede municipal e estadual de ensino desde 2004, Davi conta que sempre se interessou pela formação em Licenciatura em Computação, porém o curso ainda não tinha sido ofertado na modalidade a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Assim que abriram as inscrições para o vestibular, eu procurei me inscrever”, comenta.

Segundo ele, cada período concluído era uma motivação para o próximo.  “A cada semestre concluído, quando eu terminava as disciplinas, eu me motivava ainda mais. Não fiquei pensando quando me formaria, pois foi assim que consegui seguir e finalizar no prazo certo”.

O ex-aluno do Polo UAB de Juiz de Fora comenta, ainda, que o curso também trouxe outras contribuições em sua vida. “Uma nova formação sempre revigora nossa prática e nossa visão sobre Educação. Além disso, a conclusão da graduação em Licenciatura em Computação  me proporcionou novas possibilidades de atuação no mercado de Educação”.

Como recado para os interessados em uma graduação a distância da UFJF, Davi alerta que a rotina do curso EaD é mais rígida do que o curso presencial. “A gestão do tempo é a chave para que o aluno consiga finalizar o curso”, revela.

Davi reafirma o conceito dado ao curso de Licenciatura em Computação pelo Ministério da Educação (MEC) e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) , divulgados este ano.  “O curso foi nota máxima e eu também compartilho desta opinião”, afirma traçando metas para o futuro: “agora pretendo fazer uma pós-graduação na área”, conclui.