Curso virtual de libras tem inscrições abertas para servidores da UFJF

01/02/2016

Servidores interessados em conhecer a origem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e compreender sua importância na inserção de pessoas surdas na sociedade podem se inscrever até o dia 14 de fevereiro no curso virtual de libras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para se inscrever, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e seguir os seguintes passos: Recursos Humanos – Capacitação – Libras Virtual.

Esta edição é voltada aos servidores da UFJF, e será ministrada online, através da plataforma Moodle presente no Siga, a partir do dia 15 de fevereiro. Uma turma já está completa com 40 alunos, com início previsto para a mesma data. O curso é gratuito, e os alunos recebem certificado de participação após as 60 horas de duração. Para a segunda turma, estão disponíveis também 40 vagas.

Segundo a mestre em Linguística e professora da Faculdade de Letras, Michelle Murta, com o aumento do número de alunos surdos nas universidades é preciso ter mais conhecimento sobre a pessoa surda e sua língua. “É muito importante abraçarmos essa ideia de termos a libras na UFJF. Nem preciso falar da dificuldade de ir a um setor tirar dúvidas ou solicitar uma ajuda. Contamos com intérpretes na UFJF, mas muitas vezes acontecem imprevistos que acabam impedindo o acompanhamento dos intérpretes”, explica.

A intenção é mostrar a realidade da pessoa surda e apresenta-la como autora de sua história. Além disso, o curso visa sensibilizar as pessoas para a realidade vivida pelos surdos, bem como preparar os servidores para a chegada dos alunos surdos na UFJF.